quarta-feira, 9 de março de 2011

APLICAÇÃO DOS REGULAMENTOS



A APLICAÇÃO  DOS REGULAMENTOS
A UM HUMILDE ORFÂO DE PAI E MÃE
 RDE E RDM.
CAIXEIRO NO BAIXO ALENTEJO - 1950 - 13 ANOS
        Na escola, além  de quem aplicava o RDE, havia: A cana, a régua e a palmatória , também conhecida pela menina dos cinco olhos; Por ironia do destino fui eu que levei a palmatória para a escola; Foi feita pelo meu tutor, mas não sei quem é que lhe fez a encomenda; Era feita de madeira nobre e rija; Na ponta era plana com três centímetros de espessura e terminava num círculo com um diâmetro de oito centímetros, sendo decorada com o signo-saimão dentro do círculo. 
   Na sua construção,  cada vértice  da decoração, em número  de cinco - dai o nome por que tam-bém era comhecida -    era perfurado de modo a que não houvesse a possibilidade da existência da formação de caixa-de-ar; O pior, é que fui eu o primeiro na escola a ver apenas cinco pontos brancos na palma da mão, tudo o resto era vermelho; Não estranhei, visto que já conhecia uma igual lá em casa.
    Pela experiência que vi, vivi e senti , mas lamentando desconhecer o código da aplicação das penas, a mais leve que se aplicava era a da cana; Era sempre aplicada de cima para baixo nas cabeças dos alunos; Sendo a pena mais leve e a mais utilizada, era frequente verem-se alguns alunos, cujos pais que as possuíam, a procederem à manutenção do stock; Já nessa altura havia boas intenções! E o facto de eu ter trazido a palmatória? Cumpri uma ordem do meu tutor, leva isto à professora porque pode-te lá fazer falta.
   Como já vimos, a pena mais leve e a mais pesada, vamos agora falar na régua; Era um rectângulo com cerca de cinquenta centímetros de comprimento, seis centímetros de lado e três centímetros de espessura: Fazia as mesmas funções da palmatória só que nem sempre era aplicada nas mãos e, por isso, deixava más recordações: A minha colega de escola e hoje minha esposa ficou com um galo na cabeça como souvenir; Ela que era e é uma santa também a conhecer a disciplina? O que é que estava mal, afinal? Em relação ao RDC, a situação de dia era boa;   Se havia problemas, fugia;  O pior era à noite quando a minha tia recorria para o supremo João, que era o meu tutor, e lá vinha a menina dos cinco olhos; Para não me alongar, deixo à vossa consideração este assunto.
  Quanto ao RDM não tive razão de queixa, era já casado, tinha uma filha de dois anos, mas ainda tive dois percalços, a saber; Fiz a recruta em Santa Margarida e um dia saí da formatura para ir ver uma fita; Ao chegar à porta do quartel o oficial de dia, Ten. S.Martinho, aplica-me o RDM; Uma carecada, descascar as batatas para o rancho e uma dispensa de fim-de-semana cortada; A tarefa das batatas acabou às quatro da manhã; Começaram a sair redondas e , depois o cansaço e sono fizeram o resto; Pareciam, depois, cubos, rectângulos e outras figuras geométricas dentro das terrinas; Era lindo de ver! Como ficou o chão é melhor não falar.
  Ganhei dos cozinheiros dois pães e chouriço que trouxe para o quartel e enfiei tudo, provisoriamente, dentro do caixote, na caserna; Ganhei ainda uma cor castanha nas mãos à qual um perfume inebriante se associou; Este conjunto demorou mais de uma semana a sair. Outra vez, calhou-me a mim ser o chefe mesa e, ao distribuir a sopa, cada mesa tinha doze soldados, fiz mal as contas e, para mim, apenas sobrou o caldo; O entulho já eu o tinha distribuído; Agarrei no prato e bebi o caldo e fiquei à espera do segundo prato; Aparece o mesmo tenente e pergunta; Então  quatro noventa  não comes a sopa, respondi bebi-a porque ela era só caldo; Disse a verdade, mas, mesmo assim do RDM levei, outra carecada que consistia no corte total do cabelo com a máquina zero; A cabeça parecia depois uma bola de cristal; Esta operação também tinha o nome de corte do cabelo à escovinha.
  Perdi, com a dispensa cortada que também tive, não poder vir visitar a minha mulher e filha nesse fim-de-semana, mas ganhei dois pães e dois chouriços; Fiquei triste mas, paciência! Não se podia ter tudo!

PS: A foto da imagem, única que tenho da época,  foi tirada numa máquina Kodak de fole; O fato está curto, mas paciência, já que foi feito do resto de um corte de cotim e o tecido não deu para mais! Do RDC-Regulamento de Disciplina Caseiro- falarei noutra altura já que Roma e Pavia não se fizeram só num dia .


abibliotaviva.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário