terça-feira, 14 de janeiro de 2014

FOMOS PROGRAMADOS PARA VIVER 120 ANOS

FOMOS PROGRAMADOS PARA VIVER 120 ANOS

Dr. Almerindo Lessa, com 83 anos. Em Agosto de 1993.

IMAGEM DIGITALIZADA DA REVISTA CITADA NO POST ANTERIOR.

Quem o disse foi o Dr. Almerindo Lessa, cujo curriculum está inserto no post – A VELHICE NÃO EXISTE, A VELHICE É UMA INVENÇÃO DO HOMEM – publicada no FB e no meu Blog, no inicio da mesma, dos vários pergaminhos que foram as suas respostas que irei postando, o seguinte;

Quando comecei a trabalhar, o Estado esfregou as mãos: Eu ia descontar para ele todos os meses, até aos 70 anos, altura em que devia, segundo a norma, morrer. Mas não morri. Enganei-o. E agora é ele que me tem de pagar todos os meses. O que se passou comigo passou-se com milhares de outros. Foi um negócio que correu mal para o Estado, até porque ele não soube aproveitar a força dos reformados. Que passaram a constituir, na sua ótica , um  universo perverso de luxo. Perverso porque inesperado, de luxo porque improdutivo, já que os idosos só consomem, consomem remédios, médicos, passeios, distrações. Como não se pode fazer o que se fazia em Esparta, onde eles eram abandonados no cimo dos montes com uma manta, uma bilha de água e um pão, a terceira idade tornou-se-lhe uma grande chatice. Só que a velhice é uma fase natural do ser vivo. Não há nenhuma doença chamada envelhecimento, como não há nenhuma doença chamada adolescência. A velhice ,sendo uma invenção do homem, é a tradução sociológica, cultural e política do fenómeno do envelhecimento. Fenómeno para o qual não temos nenhuma capacidade de resposta. Não existe sítio no mundo onde se possa rejuvenescer. Apenas se pode revitalizar o corpo.  Nós temos um teto  de vida estabelecido, fomos programados para viver 120 anos.

Porquê esse numero ?

Todos nós nascemos com um programa genético determinado. A partir do momento em que um espermatozoide penetra num óvulo  fica marcada a estrutura do novo ser. a idade em que ele vai ter o primeiro cabelo branco, a primeira úlcera de estômago e a data em que vai morrer. É um verdadeiro programa de computador que só se altera se os vírus o invadirem. O limite de 120 anos é dado pelo tempo que as células se renovam. Algo impede, ainda, de o atingirmos, um acidente, uma doença, um sofrimento, uma angústia, um desgosto de amor. “

O desenvolvimento da questão “ um desgosto de amor ” fará parte de novo post.

abibliotecaviva.blogspot.pt

14-01-2014.


Sem comentários:

Enviar um comentário