sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

HIERARQUIA E POLÍTICA.

HIERARQUIA E POLÍTICA

Citação
Imagem do Google

    Cada partido político, como qualquer dos seus membros sabe, é uma hierarquia. Por consenso unânime, a maior parte dos membros não trabalha para coisa alguma e ainda paga pelo privilégio. Contudo, existe uma estrutura bem marcada de categorias e um bem definido sistema de promoção de categoria para categoria.
Até aqui apresentei o Princípio de Peter na sua aplicação a funcionários pagos. Vamos ver agora se ele continua válido para este tipo de hierarquia.

    Num partido político, como uma fábrica ou num exército, a competência numa determinada categoria é um requisito para a promoção. Um competente e diligente angariador de votos é susceptível de promoção e pode ser autorizado a organizar um grupo de angariadores. O angariador ineficiente ou antipático continuará a bater às portas, alienando os votantes.
    Um homem rápido a encher envelopes pode esperar ser chefe de um grupo para encher envelopes. Se for incompetente ficará a encher envelopes, calma e desajeitadamente, pondo duas listas em alguns e nenhumas noutros, dobrando mal as listas, deixando-as cair, etc., todo o tempo que permanecer no partido.
Um competente angariador de fundos pode ser promovido ao comité que nomeia o candidato. O facto de ter jeito para pedir não implica que seja um competente juiz de homens como legislador e que não apoie um candidato incompetente.
    Mesmo que a maioria dos membros do comité de nomeação fosse constituída por competentes juízes de homens, o candidato seria escolhido, não pelo seu possível saber como homem de leis, mas sua presumível habilidade para ganhar eleições.

Imagem do Google

    Antigamente, quando as grandes assembleias públicas decidiam os resultados das eleições, e quando o falar em público era uma arte nobre, um orador fascinante podia esperar que um partido o nomeasse e o melhor orador entre os candidatos podia ganhar o lugar. Mas não dúvida que a habilidade para encantar, divertir e inflamar uma multidão de dez mil votantes por meio da voz e do gesto não implica necessariamente a capacidade para pensar sensatamente, para debater com calma e decidir com inteligência sobre os interesses da nação.

Imagem do Google

    Com o desenvolvimento das campanhas electrónicas, um partido pode apresentar o homem que tem melhor apresentação na TV. Porém, a capacidade para gravar- -- com ajuda da maquilhagem e das luzes --- uma imagem atraente num écran fluorescente não é garantia de competência como homem de leis.
Imagem do Google

    Muitos homens, tanto no antigo como no novo sistema, deram o grande passo de candidatos a legisladores apenas para atingir o seu nível de incompetência.


-----É óbvio e o leitor já o terão compreendido, que o Princípio de Peter se aplica também ao ramo executivo: repartições, escritórios, departamentos, agências e gabinetes governamentais, a nível nacional, regional e local. Tudo, desde as forças da polícia às forças armadas, são hierarquias rígidas de empregados assalariados e todas elas estão, necessariamente, sobrecarregadas de incompetentes que não sabem desempenhar as suas funções e que não podem ser substituídos nem afastados.
    Qualquer governo, quer seja uma democracia, ditadura, burocracia comunista ou economia livre, cairá quando a sua hierarquia atingir um intolerável estado de maturidade *.

* A eficiência de uma hierarquia é inversamente proporcional ao seu coeficiente de maturidade (QM).

 QM = Nº de empregados em nível de incompetência / Nº de empregados da hierarquia X 100.

É evidente que quando o QM atinge 100 não será realizado mais trabalho útil.


Fonte:  O Princípio de Peter –  sobre Hierarquia e Política, a folhas  84  a 87.  Publicado pela Editorial Futura em 1971.
Publicado por:

abibliotecaviva.blogspot,pt

31-01-2014

Sem comentários:

Enviar um comentário